Tendo em vista o cenário de instabilidade econômica, é natural pensar no futuro com um maior cuidado e planejamento.
Tanto no âmbito empresarial quanto no plano pessoal, o seguro de vida começa a ganhar maior projeção — sendo procurado por diversos perfis.
É possível que, por uma questão cultural, esse tipo de serviço que se relaciona com a morte, de alguma forma, seja deixado de lado. Porém, existem tipos de seguro de vida cujas apólices podem garantir mais tranquilidade para a família e os negócios.
Entenda melhor sobre o assunto e descubra qual tipo de seguro de vida pode ser o ideal para você no post de hoje!
Quais são os tipos de seguro de vida que existem?
Seguro de vida individual
Na opção mais simples de seguro de vida, o segurado está coberto em caso de morte por doenças graves e ocasionais, independentemente do motivo — exceto por riscos previstos na apólice.
Em algumas seguradoras há também a opção de adicionar serviços tais como assistência funerária e check-up médico para o segurado.
Seguro de vida em caso de acidente
Diferentemente do seguro de vida por qualquer causa, o pagamento da indenização neste tipo é feito somente quando há falecimento do segurado por acidente.
Sendo assim, é acrescido um valor ao seguro de morte por qualquer causa, no mesmo valor da cobertura, conforme relação descrita em contrato. São considerados acidentes aéreos, automobilísticos etc.
Indenização total e parcial em causa de acidente
Aqui, o segurado poderá receber uma indenização relacionada à perda ou incapacidade total de membro de órgão vital ocasionada por acidente previsto nas cláusulas da apólice.
O valor da indenização baseia-se na data da ocasião do acidente e é equivalente ao nível constatado de invalidez — conforme tabelado em contrato do seguro.
Seguro de invalidez por doença
Este seguro é válido no caso do segurado ser considerado inválido, de modo integral e permanente, por consequência de doenças que não podem ser tratadas por métodos de reabilitação ou terapias.
Uma vez que a seguradora reconheça sua impossibilidade de trabalhar por incapacidade motora, física ou mental, é feito o pagamento de indenização em quantia equivalente à cobertura básica do seguro de morte por qualquer causa.
Deste modo, o segurado não poderá ter acesso à apólice.
Inserção de cônjuges e filhos
Como serviço adicional, o segurado pode optar por pagamento a ele próprio em causa de falecimento do cônjuge — no valor da metade do capital previsto ao segurado.
Já a cobertura para os filhos está prevista desde a idade escolar até os 24 anos. Neste caso, o valor de indenização é de 10% do capital previsto na apólice.
Quais fatores considerar para escolher entre os tipos de seguro de vida?
Antes de fechar o valor da apólice, tenha em mãos o planejamento orçamentário da sua família ou empresa no modo anual.
Estipule qual o valor satisfatório mensal para a sua família manter a o padrão de vida caso venham a precisar do seguro. Em seguros para empresas, o período previsto para pagamento é de 24 a 36 meses — tempo que é extensivo em caso de família.
O fato dos filhos serem pequenos, por exemplo, muda a perspectiva dos gastos para o segurado. O inventário pode também ser considerado, uma vez que gera um grande gasto para os herdeiros — além de tomar muito tempo para seu fechamento.
Analisar cuidadosamente os tipos de seguro de vida é algo que pode trazer, além de tranquilidade, muita economia para sua família ou empresa.
O conteúdo lhe ajudou a esclarecer suas dúvidas sobre seguros de vida? Aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais e ajudar outras pessoas!