Quando se fala em melhorias dentro de uma organização, é comum que se pense em reformar ou trocar o ambiente, comprar novos equipamentos, aumentar a produtividade e gerar novos empregos.
São poucas as empresas, porém, que entendem a importância de aperfeiçoar o pessoal interno.
Voltar os olhos para dentro da própria equipe e enxergar o potencial que essa representa, pode beneficiar a empresa tanto em níveis de mercado, como também no conceito que ela representa para os funcionários e clientes.
Treinar e desenvolver os colaboradores, consiste em aprimorar ou descobrir habilidades e competências nesses que podem ser úteis dentro da empresa, em atividades ou cargos.
Apesar de voltados para o mesmo público, há características que diferenciam os métodos:
Treinamento
Capacita o colaborador para exercer a função que lhe foi designada. O treinamento tem a função de ressaltar no funcionário habilidades técnicas e emocionais, como por exemplo:
- Criatividade;
- Iniciativa em inovação;
- Agilidade na resolução de problemas.
Desenvolvimento
Qualifica o funcionário ou a equipe para ocupar uma posição dentro de um futuro projeto. A capacitação é a longo prazo, ocorrendo através de etapas que concedem ao colaborador conhecimento teórico, habilidades técnicas e práticas, tal como novas competências, deixando o colaborador totalmente preparado para a nova função.
Exemplo: desenvolver uma equipe de telemarketing ativo dentro da empresa para atender os clientes.
Treinar e desenvolver pessoal dentro da empresa é vantajoso tanto para a organização quanto para os colaboradores. Além de agilizar o processo com funcionários já experientes e engajados, motiva-os a aproveitar o investimento pessoal e profissional, trazendo ainda mais resultados para a empresa.