A terceirização em condomínios funciona como em qualquer outra empresa. Nesses locais, os serviços mais propícios para serem desempenhados por meio de uma empresa terceirizada são portaria, segurança, limpeza e serviços gerais. Inclusive, essa é uma prática permitida por lei. Para você entender um pouco melhor os aspectos legais, benefícios dessa atividade e ainda receber dicas para fazer uma boa contratação, acompanhe este artigo que preparamos para você!
Como funciona a terceirização em condomínios
A terceirização é uma atividade autorizada por meio da Lei nº 13.429 de março de 2017. O texto define:
- Art. 4º A empresa prestadora de serviços a terceiros é a pessoa jurídica de direito privado destinada a prestar à contratante serviços determinados e específicos;
- § 1º A empresa prestadora de serviços contrata, remunera e dirige o trabalho realizado por seus trabalhadores, ou subcontrata outras empresas para realização desses serviços;
- § 2º Não se configura vínculo empregatício entre os trabalhadores, ou sócios das empresas prestadoras de serviços, qualquer que seja o seu ramo, e a empresa contratante.
Ou seja, a terceirização em condomínios nada mais é que optar por contratar uma empresa que possa fornecer serviços como limpeza, segurança, portaria e contabilidade. Isso traz muitos benefícios, dentre os quais, podemos citar:
- supervisão permanente dos colaboradores por parte da terceirizada;
- realização das funções independentemente da ausência dos colaboradores;
- otimização das despesas, uma vez que não há preocupação com pagamento de impostos, 13º salário e férias.
O que analisar na hora de escolher a empresa
Terceirizar os serviços do condomínio é um ótimo negócio. No entanto, é preciso ter cuidado na hora de fechar o contrato. Do contrário, o que teria como principal objetivo facilitar as atividades pode acabar prejudicando o bom andamento das atividades.
Para que você não incorra em nenhum prejuízo, separamos algumas dicas a fim de que você faça uma contratação segura. Portanto:
- peça referências a outros condomínios;
- verifique a reputação da empresa no mercado;
- confira os alvarás de funcionamento;
- observe se a empresa está em dia com os programas de medicina e saúde do trabalho;
- solicite um relatório com informações trabalhistas dos profissionais que prestarão os serviços no condomínio;
- veja se há emissão de nota fiscal de todos os serviços prestados;
- certifique-se de que a terceirizada está remunerando os colaboradores por meio de cópias das guias de recolhimento do INSS, FGTS e demais encargos.
Como a We4u pode auxiliar nesse processo
A We4u está há 31 anos no mercado oferecendo serviços integrados em gestão empresarial, com qualidade e segurança. A We4u faz questão de firmar uma parceria com os clientes, entendendo a fundo o que precisam e assim entregar resultados que possam atender e superar expectativas.
Entre os serviços oferecidos pela We4u, está a terceirização de condomínios, que dispõe de um time altamente qualificado para cumprir as funções de limpeza e conservação, recepção, vigia, portaria, limpeza pontual, dentre outras.
Não há dúvidas de que a terceirização em condomínios vale a pena tanto para as finanças dos condôminos como para a qualidade dos serviços prestados em relação à atuação estratégica da administradora. Invista na terceirização agora mesmo!