Informações erradas e deturpadas, comunicação ineficaz, funcionários insatisfeitos. Os problemas que a falha na comunicação interna de uma empresa podem causar são vários, o que faz com que os profissionais da área de comunicação e Recursos Humanos tenham que trabalhar arduamente para combatê-los.
No entanto, muitas organizações ainda têm dúvidas sobre como lidar com certos tipos de erros que acontecem nesse processo. Por isso, no artigo de hoje, separamos algumas dicas que vão ajudá-lo nesse momento. Confira!
1. Escolha um canal para a comunicação interna
Muitas vezes apostar em diversos canais para se comunicar com o público interno pode ter efeitos contrários aos desejados. De acordo com o comportamento e preferência dos colaboradores, alguns meios têm bastante eficácia — e outros nem tanto. Isso pode gerar um atraso no repasse de informações.
Faça uma pesquisa interna e descubra em qual canal os seus colaboradores internos interagem melhor. Existem opções tanto online quanto offline, ou seja, você terá opção de escolher aquela que mais se adapta à sua realidade.
Uma maneira de fortalecer a comunicação dentro da empresa é estabelecer uma rede social corporativa interna para que os funcionários possam conversar. Além disso, é importante facilitar a troca de dados em um canal com o qual todos estejam familiarizados (como as plataformas digitais), para evitar que alguém não seja integrado.
2. Promova a integração entre os setores
Estabelecer um canal de comunicação não basta, é preciso evitar que grupos restritos sejam formados. Eles podem criar a sua própria maneira de se informar, o que gera desarmonia com os outros colaboradores.
Logo, é fundamental prezar por uma integração entre os setores. Se possível, promova reuniões onde representantes de cada área estejam presentes e faça os repasses importantes. Depois, é necessário que esse líder de área realize uma reunião com os seus subordinados e esclareça todos os pontos em conjunto.
3. Dê espaço aos seus funcionários
Um dos maiores problemas da comunicação interna é quando ela funciona apenas para coordenadores, gestores e chefes de área. Se ela é unilateral, não será eficaz. É preciso lembrar que todos os funcionários são parte essencial da constituição da empresa. Logo, é fundamental saber ouvi-los para evitar falhas, fofocas e também desentendimentos.
Dê espaço para que eles se expressem, pergunte a eles o que pode ser melhorado e quais são as falhas que enxergam na comunicação da empresa. Não se esqueça de valorizar esse ponto, pois além de motivá-los e engajá-los, evitará mensagens distorcidas ou incompletas.
4. Use uma linguagem compreensível
Clareza na hora de passar uma mensagem é fundamental, certo? Por isso, adote uma linguagem que todos os colaboradores da empresa entendam, dos especialistas aos aprendizes. Isso mostra a preocupação da empresa com os funcionários.
Aliás, essa postura evita ruídos, desavenças entre equipes e também desentendimentos sobre a mensagem. Ou seja, todos saberão ao mesmo tempo o que está acontecendo e de maneira padronizada.
Uma falha na comunicação interna pode trazer vários problemas para a empresa, como já mencionamos, além de criar divisões entre os próprios funcionários. Por isso, é fundamental entender a melhor maneira de falar com os seus colaboradores e colocar isso em prática.
E então, compreendeu melhor quais são as falhas na comunicação interna que você precisa corrigir? Para continuar recebendo conteúdos como esse direto no seu e-mail, não deixe de assinar a nossa newsletter!