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Nunca fez home office? Dicas para ir bem no trabalho

É indiscutível, o home office já garantiu seu lugar aqui no Brasil.

 

A pandemia da covid acelerou um processo que já estava em andamento. Muita gente teve de se adaptar ao home office com urgência e foi só sucesso.

Tudo correu muito bem e os benefícios foram vistos por todos, empresa e funcionários. 

Muitas empresas nunca tinham trabalhado dessa forma e acabam por ter dificuldades em desenvolver atividades nesse método operacional.

O mesmo aconteceu com colaboradores que nunca tinham sequer levado seus notebooks para casa. 

Alguns acabam tendo certa dificuldade com a nova rotina, que fica na zona de conforto mas fora dos costumes profissionais.

Sabemos que muita gente ainda passa por essa dificuldade. Por isso estamos aqui para compartilhar dicas importantes!

 

 

As primeiras decisões são tomadas pelas empresas, por isso começaremos com dicas para os gestores:

 

Dicas para os gestores:

1 – É viável?

Primeiramente e antes de decidir a funcionalidade do home office, o gestor deve  avaliar minuciosamente as atividades de cada colaborador, compreendendo se essas viabilizam ou não.

 

2- Garanta o desempenho do funcionário

É preciso pensar na jornada de trabalho da sua equipe, identificando as dificuldades que serão enfrentadas durante a transição.

Deve-se garantir que cada colaborador consiga desempenhar seu papel sem grandes problemas. Para que isso seja possível, é fundamental verificar a estrutura tecnológica oferecida pela empresa, incluindo os equipamentos adequados e o suporte para futuras interferências.

Não podemos esquecer da internet, se certificar que o colaborador a têm é extremamente necessário. Apesar de ser uma aquisição normal para grande parte da sociedade, pode não ser comum para uma minoria.

Nesse caso, é preciso achar uma solução para o colaborador.

 

3- Comunicação é essencial

O que não pode faltar de jeito nenhum durante o período fora da empresa, é a comunicação.

Essa deve estar em seu mais perfeito estado, sendo preciso que todos os colaboradores estejam cientes de como o contato acontecerá.

Escolha mais de um meio de comunicação e instrua a equipe a estar disponível ou online na maior parte da jornada de trabalho.

Você pode definir desde ligações telefônicas, até SMS. O importante é que todos consigam se comunicar.


Exemplos de meios de comunicação: e-mail, WhatsApp, Skype, Slack, Telegram, Facebook Messenger e até mesmo a rede social corporativa.

 

4- Reuniões em vídeo

Priorize videochamadas, principalmente quando se tratar de reuniões.

Avise aos colaboradores que esse método será utilizado e dê algum tempo para que eles possam se preparar para a conversa.

O diálogo “cara a cara” evita ruídos de comunicação, como mal-entendidos nas falas, que podem acarretar em consequências negativas no relacionamento.

 

5- Faça o acompanhamento do trabalho

A produtividade da equipe vai depender também de como esses estão sendo liderados.

O choque de cultura é inevitável e faz com que o colaborador necessite de tempo para se acostumar, enquanto recebe direcionamentos.

O gestor precisa estar presente e disponível para dar suporte, seja para resolver problemas, seja para dar atenção ou até mesmo para estabelecer e fazer a cobrança dos prazos.

Porém, é recomendado ser cuidadoso para não exagerar nas exigências, como ficar “pegando no pé” a toda hora, afinal, o colaborador precisa sentir que você confia no profissionalismo dele.

 

6- Métodos para adaptação

Por estar trabalhando sem os colegas ao redor, alguns terão a sensação de isolamento.

Para amenizar o sentimento e dar ainda mais consistência à comunicação, é interessante fazer breves reuniões no início e no fim do expediente, aproveitando para atualizar a equipe.

Esse método pode funcionar também para marcar o fim da jornada de trabalho, liberando os funcionários das responsabilidades profissionais a partir daquele momento.

 

7- Dê apoio

Por fim, tenha paciência e empatia com a equipe, o processo de mudanças no trabalho não é igual para todos.

Alguns terão facilidade enquanto outros precisarão de mais apoio!

Esteja sempre atento para dar auxílio aos que estiverem com dificuldades e dúvidas. Seja a pessoa que transmite tranquilidade e confiança, até mesmo nas piores situações.

 

 

Dicas para colaboradores:

1- Escolhendo o local de trabalho

Pense que você vai passar várias horas em um mesmo lugar ou até em uma mesma posição.

Por esse motivo é importante escolher um local confortável, onde você consiga exercer suas atividades sem muitas interrupções ou desconforto.

Outra recomendação inclui não ficar no seu quarto ou ainda em cima da cama – se essa não for a única opção – evitando misturar os momentos de trabalho e os de descanso, assim como impedir dores no corpo pela posição inadequada.

 

2- Equipamentos

Ter uma boa internet é essencial, já que suas atividades dependem, se não exclusivamente, parcialmente dela.

Prepare-se para ter uma conexão que vai te ajudar e não te atrapalhar.

Caso o problema com internet esteja fora de seu alcance, avise seu gestor o quanto antes, assim, podendo obter alguma ajuda em relação ao problema.

Aliás, não deixe de aproveitar os equipamentos oferecidos pela empresa, utilizando esses ao invés dos seus.

 

3- Tente organizar seu espaço

Mesmo que você não possua um espaço específico para trabalhar, reserve um local para guardar suas coisas e mantê-las organizadas e seguras.

Ter uma área organizada contribui, inclusive, para o rendimento do seu trabalho.

 

4- Sua nova rotina

A rotina é extremamente relevante para o home office. 

É recomendado que você estabeleça ou continue o ritual que você já utilizava quando ia para a empresa.

Para algumas pessoas pode ser tomar um banho, outras se maquiar e para outras, exercitar-se.

Assim você entra no modo trabalho e se distrai menos. É importante ficar atento para não deixar as distrações tomarem conta do seu dia.

 

5- Pijama o dia todo? Melhor não

Não esqueça que, ainda que esteja no conforto do seu lar e ninguém do escritório esteja te vendo, provavelmente farão contato com você, uma hora ou outra e… pode ser por vídeo.

Portanto, esteja apresentável. Melhor não ficar de pijama o dia inteiro, hein?!

 

6- Faça pausas

Que ótimo que você conseguiu se concentrar! Mas não esqueça da vida.

Faça uma pausa, caminhe, alongue-se, se alimente e beba água.

Nada é mais importante que a sua saúde.

 

7- Descubra como você funciona

Prepare-se para o autoconhecimento.

Tente perceber em que momentos e situações você é mais produtivo. Se é de manhã, depois de um café, conversando com alguém ou se é a tarde, enquanto ouve alguma música.

Use esse autoconhecimento para otimizar o tempo de suas atividades e trabalhar sem preocupações.

 

8- Interaja com a sua equipe

Para deixar a experiência menos solitária, é interessante que os meios de comunicação sejam utilizados para interagir informalmente entre a equipe.

Seja mandando foto do lanche, compartilhando alguma experiência ou curiosidade fora do trabalho.

É importante que a equipe esteja sempre em sintonia.

 

Lembre-se que essas atitudes podem ser obvias para você, mas não para a sua equipe. Tente conversar e trocar ideias com os seus colegas de trabalho.

Por fim, o importante é saber que não há necessidade de pânico, a questão é se acostumar com a rotina de forma saudável e proveitosa!

Leia também: 8 principais caraterísticas de um bom gestor

 

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