O mundo encontra-se em estado de alerta, estamos vivendo não só um momento delicado, como também histórico. A pandemia do Covid-19, mais conhecido como Coronavírus tornou inadequada a rotina que todos estavam acostumados, sobretudo as interações sociais.
Os cuidados necessários foram além das precauções com a limpeza e esterilização das mãos, obrigando a população a manter-se afastada, praticando o isolamento social, atitude que tende a diminuir a velocidade do contágio da população.
O isolamento, porém, pode tornar-se um pesadelo, já que impede a prática de variadas atividades, entre elas, os estudos presenciais.
O receio pela perda de tempo é comum entre pessoas mais ativas, que estão sempre buscando se atualizar, pessoal ou profissionalmente.
Contudo, muitas empresas, aplicativos e instituições de ensino – seja para se adequar as novas medidas ou para auxiliar a população – vem liberando acesso gratuito a conteúdos online.
Os materiais que podem ter prazo de validade ou não, tornam-se ferramentas para o desenvolvimento do público, possibilitando novas formas de estudo, aprendizado de novas atividades, assim como incentivo para aperfeiçoamento profissional.
O tempo de reclusão pode tornar-se uma oportunidade para quem saber aproveitá-lo.
A We4u Rh Multiservice analisou os cursos disponíveis na web e listou os mais relevantes para quem quer aprimorar o currículo nessa quarentena.
SENAC:
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial disponibiliza mais de vinte cursos, livres e de extensão universitária.
- Cursos (sem certificação): aprendizados sobre nutrição, beleza, saúde emocional e educação financeira;
- Cursos (com certificação): aulas para áreas de gestão, negócios, empreendedorismo, educação e saúde. As vagas são limitadas.
SENAI:
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial oferece variados cursos com certificação.
- Cursos: Consumo Consciente de Energia, Desenho Arquitetônico, Educação Ambiental, Empreendedorismo, Finanças Pessoais, Fundamentos de Logística, Logística de Programação, Propriedade Intelectual, Segurança do Trabalho, Metrologia, Noções Básicas de Mecânica Automotiva e Tecnologia da Informação e Comunicação.
USP:
A Universidade de São Paulo incluiu 17 cursos online na plataforma Coursera. Ao acessar pesquise por “Universidade de São Paulo”.
- Cursos: Marketing, Ciência da Computação, Design e Biologia.
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS:
A FGV – referências em ensino à distância no Brasil – liberou 55 cursos com certificação, para o período da quarentena.
- Cursos: Vão de Liderança empresarial à direito, perpassando por finanças, relações internacionais, marketing, entre outros.
FUNDAÇÃO ESTUDAR:
Com foco na construção de futuras lideranças, a Fundação liberou grandes cursos de sua carteira.
- Cursos: Autoconhecimento, Produtividade e Otimização de Tempo, Processos Seletivos na Prática e Decisão de Carreira.
CASA DO SABER:
Através do aplicativo e canal do Youtube, liberou conteúdo para 30 dias.
- Cursos: Filosofia, História, Neurociência, Psicanálise, Arte, Cinema, Literatura e Atualidades.
HYPER:
O curso de inglês online está disponibilizando conteúdo gratuito por 20 dias. Basta acessar o site e usar o código STAYHOME na inscrição.
- Curso: guias de vídeos que ajudam a treinar o inglês, dicas de séries para treinar a escuta dos diálogos em inglês, seleção de TED Talks, além de ideias de como trabalhar de casa de forma eficiente.
É possível inovar também na forma de ganhar dinheiro! Aposto que você nunca pensou em trabalhar com fotografia de drones, por exemplo.
Outra forma de continuar em ação, mesmo de casa, é trabalhar como freelancer ou até mesmo com vendas de produtos digitais, atuando como um afiliado digital no meio online.
Apesar das dificuldades enfrentadas nesse período, não precisamos vê-lo como uma perda de tempo. Uma hora ou outra as coisas voltarão ao normal e estar mais preparado do que antes pode trazer vantagens profissionais para você!
Coloque em prática os aprendizados dos quais você sempre teve vontade mas nunca teve tempo.