Antigamente, quem buscava por uma oportunidade de emprego procurava as vagas em jornais e ia pessoalmente nas empresas em busca de recolocação. Hoje, o cenário mudou: consultorias e sites especializados se unem para promover o encontro mais adequado entre empresas e candidatos, cujas características técnicas e objetivos devem estar alinhados. Uma boa apresentação pode ser fundamental para conquistar a vaga tão desejada. Por isso, o assunto deste post é como fazer um currículo online.
A tecnologia simplificou os processos de recrutamento e seleção, permitindo que os candidatos tenham acesso a oportunidades não só na sua região, mas até mesmo no exterior. Acompanhe a leitura e saiba como destacar a sua imagem profissional pela internet!
Organize as informações
Organizar as informações é de suma importância e é um dos segredos para fazer um bom currículo online. Afinal, para um candidato ser chamado para uma entrevista o empregador precisa dos contatos e dados pessoais.
No entanto, muitas pessoas ficam na dúvida sobre quais exatamente são as informações primordiais de um currículo e, principalmente, sobre qual a melhor forma de apresentá-las.
Nome, data de nascimento, endereço, telefone e e-mail devem compor o cabeçalho. Esses e outros dados devem ser apresentados em pequenos blocos, optando por fontes padrões em tamanho adequado para leitura. O espaçamento entre linhas e parágrafos ajuda a manter o texto bem estruturado.
Utilize informações complementares
Considere as informações complementares que podem interessar ao recrutador, como:
- disponibilidade para viagens, mudança de cidade ou horário;
- categorias de habilitação, caso isso seja exigido pela vaga de interesse;
- contribuições para a sociedade, como a participação em ONGs.
- cursos em áreas técnicas.
Você vai ver no tópico a seguir por que elas são importantes.
Use uma palavra-chave
Quando você envia seu currículo por e-mail, cadastra o documento em uma plataforma ou o disponibiliza online, o uso de palavras-chave é fundamental para facilitar a busca do recrutador e o posicionamento na plataforma utilizada.
A palavra-chave nada mais é que as principais atividades desempenhadas na sua formação ou no cargo almejado, por exemplo, termos técnicos. Isso também serve para as informações listadas acima: muitas vezes, a empresa pode preferir contratar um colaborador que consiga realizar serviços utilizando uma moto. Nesse caso, ao procurar pela “habilitação AB”, o recrutador vai encontrar o seu currículo com mais facilidade.
Invista em boas plataformas
Se estamos falando sobre como fazer um currículo online, devemos considerar as plataformas voltadas à oferta de vagas e à busca de empregos.
Não há dúvidas de que a internet seja um dos melhores lugares para procurar trabalho. Hoje, são inúmeros sites e plataformas disponíveis com essa finalidade.
Algumas empresas especializadas em recrutamento e seleção possuem sites gratuitos e é indispensável manter o seu perfil atualizado para participar de processos.
Viu como fazer um currículo online não é uma tarefa complicada? No entanto, manter o documento em destaque pode ser desafiador. Esperamos que as dicas expostas neste material contribuam para que você conquiste a oportunidade dos seus sonhos.
Gostou das informações e quer continuar recebendo conteúdos relevantes para a sua carreira? Assine já nossa newsletter!