As vagas são poucas, os candidatos são muitos. Esse é o cenário enfrentado por quem atualmente busca um emprego.
Com a competitividade em alta no mercado de trabalho, é indispensável que o candidato busque se destacar de alguma forma e, uma prática que tem evidenciado perfis frente aos contratantes é a apresentação do currículo.
A organização das informações é fundamental, já que facilita o primeiro filtro do contratante, que a princípio tem uma quantidade significativa de perfis para analisar. Portanto, é importante que você conheça alguns métodos para selecionar e estruturar seus dados.
O primeiro passo para se destacar na seleção é ter uma boa gramática, com seu currículo livre de erros de português!
Continue lendo nossas dicas.
Informações pessoais:
– Apresente-se: nome, data de nascimento, endereço, escolaridade e informações acadêmicas;
– Contato: telefone, e-mail e redes sociais.
Experiência:
– Habilidades: atividades com quais você tem prática;
– Profissional: empresas e cargos em que já esteve, além das funções desempenhadas nesses.
Dica: Não é necessário adicionar tudo o que você sabe fazer, selecione as habilidades e funções mais relevantes para o cargo que você pretende conseguir.
É de extrema importância que todas as informações do currículo sejam verdadeiras, visto que confiança é algo fundamental no relacionamento entre colaborador e empresa.
Um currículo de sucesso não é necessariamente aquele que tem mais informações. A melhor estratégia que se pode adotar, é apresentar dados que sejam relevantes frente ao objetivo pretendido.
Demonstrar formalidade e profissionalismo através do currículo, sendo também objetivo, tende a potencializar as chances de ser notado pelo contratante, assim como selecionado para uma entrevista.