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8 principais caraterísticas de um bom gestor

Você quer ser um bom gestor mas não sabe exatamente o que fazer, certo?

Todos que se importam com esse cargo tão importante já passaram por isso. Só assim, você deu o primeiro passo para tornar-se um bom gestor!

Com as novas mudanças no mercado e os reflexos no mundo corporativo, cada vez mais é exigido um desempenho acima da média e habilidades específicas de quem decide atuar na gestão de uma empresa.

E isso não é à toa, afinal, essa atividade é fundamental para o sucesso dos planejamentos e das execuções que impactam diretamente na instituição.

Por isso, reunimos aqui 8 das principais características de um bom gestor, essas que são essenciais para você se destacar no seu cargo! Continue lendo e aprendendo:

 

1. Conseguir se automotivar!

A capacidade de assumir o controle para si não é para qualquer um não!

É por isso que existem tantos chefes, mas tão poucos líderes. Estes últimos são referências para seus colaboradores e influenciam diretamente no comportamento da equipe.

Por isso, a motivação é umas das características mais exigidas de um bom gestor. Afinal, para que possa motivar os outros, é fundamental que o ele seja capaz de se automotivar primeiro. Caso contrário, o trabalho não trará os resultados esperados.

Um líder automotivado possui planos bem definidos e objetivos claros.

Ele planeja o seu trabalho e traça a participação de todos de forma igualitária e justa, criando uma sensação de segurança extremamente construtiva no desenvolvimento pessoal e profissional de seus liderados.

 

2. Ser proativo com o trabalho e com o aprendizado

Um bom gestor não se deixa abater pelo comodismo e pela apatia.

Agir apenas mediante a cobrança de um superior, buscando uma promoção ou aumento salarial — ou seja, sendo reativo — causa diversas frustrações, tanto pessoais quanto profissionais.

Um verdadeiro líder é proativo e está em constante procura de novas informações e oportunidades para fazer as coisas acontecerem.

Ele é eficiente e estimula seus colaboradores a produzirem mais.

Devido a sua proatividade, não se torna acomodado e quer cada vez mais novos desafios, engajar pessoas e solucionar problemas.

Além disso, ele conta com ampla visão estratégica para o seu crescimento profissional e se recusa a tornar-se obsoleto. Ele investe em novos conhecimentos, especializações e no aprofundamento do seu conhecimento, buscando não estagnar na carreira.

 

3. Liderar: uma das grandes características de um bom gestor

Você apenas cumpre a hierarquia, sendo o supervisor da equipe e cobrando resultados? Ou enxerga além dela, mobilizando seus colaboradores por um objetivo em comum?

A resposta para essa simples pergunta é capaz de definir se você é ou não um bom líder.

Para os leigos, é comum separar os papéis de gestor e líder.

No mundo corporativo, porém, é indispensável que ambos sejam desempenhados concomitantemente, já que não há mais espaço para gestores sem habilidade de liderança.

Isso porque liderar independe de autoridade ou de poder.

É ser capaz de persuadir e influenciar por meio de uma comunicação ativa e eficaz.

É ter uma argumentação consistente, clareza na exposição de ideias e sempre buscar por soluções em conjunto, além de instigar as pessoas a exporem seu potencial e a sentirem-se confortáveis e confiantes.

 

4. Ser capaz de dar e receber feedbacks

Todo colaborador necessita de um líder que o motive, que saiba encorajá-lo e que o estimule na busca por bons resultados.

Contudo, é essencial que o gestor tenha a capacidade pontuar o que a equipe e ele mesmo podem melhorar. É nesse momento que o feedback se faz essencial!

Esse canal de diálogo estabelece uma excelente base de aprendizado e aprimoramento do trabalho individual e coletivo dentro da empresa.

Afinal, é por meio dele que você mostra ao seu colaborador como ele é percebido e avaliado dentro do mercado.

O oposto também é válido e você deve ser humilde e tolerante para ouvir comentários sobre sua gestão, que pode não ser o esperado.

Para isso, é preciso criar uma cultura dentro do ambiente de trabalho onde o feedback é recebido, não imposto.

Também é importante demonstrar ao colaborador que, quando ele tem um retorno negativo, isso significa que seus superiores estão acompanhando suas tarefas e seu desempenho, sendo assim, se importam com o seu desenvolvimento.

Destaque que essa orientação serve para construir uma relação de confiança e apoio, a fim de promover mudanças positivas e o crescimento da empresa.

 

5. Ter maturidade profissional

O gestor deve estar comprometido com o sucesso dos seus projetos, da sua equipe e, principalmente, com os valores da empresa na qual trabalha.

Ele deve não apenas representar os valores da empresa, mas também incorporá-los no dia a dia no ambiente de trabalho.

Para ter êxito nessa tarefa, no entanto, é preciso ser capaz de regular suas emoções, não cair em armadilhas emocionais ou perder a estabilidade psicológica.

Isso é ter maturidade profissional!

Significa lidar com situações adversas, com pessoas diferentes, solucionar conflitos e participar de projetos complicados.

O gestor deve possuir habilidades para enfrentar todos os desafios com sabedoria, coerência, tato e disciplina.

 

6. Gerenciar conflitos

Conflitos são comuns em qualquer ambiente de trabalho, não são?

Claro!

No entanto, às vezes, é preciso intervir e mediar situações que estejam desestabilizando a equipe.

O trabalho em conjunto é fundamental para se obter êxito. As relações interpessoais têm um papel muito importante no equilíbrio de um ambiente harmônico.

Para ser capaz de gerenciar conflitos é preciso ser empático com seus liderados e se colocar no lugar do outro, tentando entender o seu lado e seu ponto de vista.

É fundamental ouvir e buscar uma solução que acabe com a insatisfação de ambas as partes conflitantes.

Administrar pessoas requer um trabalho contínuo de aptidão social e equidade!

 

7. Controlar processos e pessoas

Ser um gestor eficiente é saber negociar e delegar as tarefas de forma segura, mostrando confiança e respeito pelo trabalho dos seus colaboradores.

Mas claro, sem esquecer de controlar e acompanhar de perto o desenvolvimento de cada ação.

Além disso, é preciso analisar se as entregas são feitas dentro do prazo e se as devidas alterações são realizadas quando necessário.

Trata-se, portanto, de ser o agente catalisador de pessoas, planos, serviços e processos sempre em mutação — uma competência estratégica cada vez mais desejada dentro das empresas.

 

8. Ser um bom planejador, objetivo e estrategista

A função do gestor dentro de uma empresa vai muito além da admissão de novos funcionários, solução de conflitos internos ou a gestão de colaboradores com foco nos ganhos e resultados.

Claro que tudo isso também faz parte, mas vai além!

Ele possui um papel fundamental no planejamento e na estratégia dos negócios, representando o elo entre estes e a ação. A sua importância anda junto do bom desempenho e da lucratividade da empresa.

Um bom gestor é reconhecido por encarar o ato de planejar como algo contínuo, gradativo, flexível e responsável. Ou seja, como um líder que não busca apenas o seu desempenho no futuro, mas sim no presente.

Se você achou difícil seguir essas dicas, não se preocupe, todos têm seu tempo para aplicá-las!

Escreva-as em um papel e cumpra-as aos poucos. Seu avanço como profissional e gestor será progressivo e real!

Leia também: Vantagens de treinar e desenvolver colaboradores

 

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