Você já se perguntou como saber se a organização está atingindo suas metas? Pois saiba que a resposta é simples: por meio da avaliação de desempenho. Contudo, o grande risco é implantar um sistema que não apresente resultados.
Então, como fazer avaliação de desempenho de forma eficiente? O primeiro passo é conhecer como essas avaliações são desenvolvidas e podem ser usadas.
Acompanhe a leitura para compreender a importância da avaliação de desempenho e descobrir como aplicá-la.
Por que aplicar a avaliação de desempenho?
A avaliação de desempenho é um método capaz de medir e analisar a performance dos colaboradores nas tarefas. Avalia se os objetivos esperados estão sendo alcançados, bem como tem a possibilidade de verificar se há falhas no processo de trabalho para que possam ser corrigidas.
Com base nos pontos positivos e negativos da atuação de cada colaborador, decisões como promover, bonificar ou demitir são tomadas. Ao promover incentivos a partir dos pontos positivos, essa ferramenta estimula o potencial dos colaboradores na empresa. Além disso, contribui para o desenvolvimento profissional e pessoal deles.
Tais fatores aumentam a satisfação e o engajamento do profissional, o que se reflete na produtividade individual ou do grupo. Por isso, é muito importante a empresa buscar por estratégias de mensuração.
Como fazer avaliação de desempenho?
Defina os objetivos
Na construção de um sistema de avaliação de desempenho, deve-se considerar os objetivos de curto e longo prazo. Eles representam os resultados quantitativos e qualitativos que a empresa deve alcançar em determinado período de tempo.
Dentre os objetivos de medição de desempenho estão: corrigir situações fora de controle, avaliar as necessidades de mudanças, determinar necessidades de treinamento, decidir quando aumentar responsabilidades ou dispensar um colaborador.
Escolha o modelo de avaliação
O próximo passo é conhecer os modelos de avaliação e encontrar aquele que condiz com o perfil da organização. Diversas ferramentas foram criadas para avaliar o desempenho organizacional, entre elas destacam-se:
- avaliação de desempenho de pessoal;
- autoavaliação de desempenho;
- avaliação de desempenho 360 graus;
- avaliação de desempenho por competências.
Determine os fatores de avaliação
De acordo com os objetivos estabelecidos, escolha os indicadores de desempenho e identifique como cada critério será avaliado. Por exemplo, o fator quantidade de trabalho avalia o volume de trabalho útil produzido e pode ser avaliado como nunca alcança o esperado.
Já o fator domínio de função avalia o nível de conhecimento exigido pela função exercida e pode ser avaliado como alto nível de experiência que permite novas funções.
Implante o sistema
Para a implantação do sistema de avaliação, considere o período de conscientização. Os colaboradores devem ser informados de modo que todos compreendam o que realmente se está perseguindo. Decida qual será a periodicidade de aplicação do sistema de avaliação de desempenho. Depois, submeta a avaliação a todos os interessados. Analise e emita os relatórios correspondentes.
Elabore um sistema de feedbacks
O sistema de comunicação da empresa deve permitir que todos os colaboradores saibam quais são os objetivos dela e consigam visualizar de que forma seu desempenho contribui para o cumprimento deles. Além de apresentar as percepções de sua avaliação ao colaborador, deve-se também informar quais são os projetos de melhorias para garantir seu desenvolvimento.
Faça manutenção e controle do sistema de avaliação
O resultado do estabelecimento de um sistema de avaliação depende da monitoração do seu desempenho. Esse controle avalia a eficiência do modelo escolhido no contexto da organização.
Dessa forma, podem ser determinados quais ajustes devem ser realizados no planejamento e na implantação. Portanto, devem ser considerados aspectos como se os objetivos foram atingidos e os níveis de engajamento e satisfação dos colaboradores com o sistema.
A avaliação de desempenho é composta por etapas que precisam ser seguidas para garantir sua efetividade, sempre considerando as particularidades de cada empresa. Quando feita de maneira correta, contribui para a real estimativa da performance dos colaboradores, permite a descoberta de novos talentos e alimenta os sistemas de incentivos.