A contabilidade desempenha um papel extremamente importante para o desenvolvimento das empresas. Para tanto, ela conta com muitas ferramentas: a contabilidade gerencial, por exemplo, exerce uma função diferenciada.
Muitos profissionais ainda desconhecem sua funcionalidade e a sua importância para tomada de decisão nas organizações. Ela constitui um sistema de informações que orienta os gestores sobre os rumos econômicos a serem tomados.
Acompanhe este post e conheça quais são as características, os benefícios, bem como a aplicação da contabilidade gerencial nas organizações!
O que é contabilidade gerencial?
Esta é a ferramenta da contabilidade utilizada para gestão empresarial, ou seja, são informações contábeis usadas estrategicamente para o planejamento e a tomada de decisão.
É o processo de identificar, avaliar, juntar, analisar, organizar, interpretar e comunicar informações que orientem os gestores a atingir as metas e alcançar o objetivo da empresa.
Ela é voltada para atender gestores e administradores, os responsáveis por decidir os rumos das empresas, fazendo uso dos dados fornecidos pela contabilidade de custos e financeira.
Quais são as suas funções?
Uma de suas principais funções é garantir que as informações sejam compiladas e analisadas para o controle, a tomada de decisão e alternativas em relação aos orçamentos, produção, vendas etc.
Além disso, a contabilidade gerencial ainda tem a função de fazer um planejamento capaz de efetuar um controle eficaz das atividades e organizar o processo gerencial para que os gestores e administradores tenham conhecimento de como as ações estão sendo desempenhadas — e quais os seus resultados.
Quais são os benefícios para as organizações?
A contabilidade gerencial:
- Disponibiliza informações que ajudam a administrar diversas áreas utilizando melhor os recursos da organização;
- Subsidia a organização para que ela tenha vantagem competitiva e crescimento sustentável;
- Aumenta a eficiência e eficácia de todas as funções de gestão empresarial;
- Ajuda no foco do objetivo, tomada de decisão, formação de preços etc.;
- Contribui com a previsão dos controles financeiros;
- Ajuda a evitar excessos e desperdícios;
- Colabora para a comunicação entre todos os níveis de gestão;
- Auxilia no controle do custo de produção, aumentando o percentual de lucro;
- Oportuniza alternativas de redução de custos e despesas;
- Orienta as estratégias do processo decisório.
- Geração de indicadores do negócio e seus departamentos.
Quais são as principais ferramentas?
As principais ferramentas utilizadas na contabilidade gerencial são: fluxo de caixa, custeio direto ou variável, custeio por absorção, orçamento, demonstração de resultados, lançamentos contábeis e fiscais.
Por meio dessas ferramentas contábeis gerenciais, os contadores emitem um parecer aos gestores sobre os caminhos para o sucesso das organizações.
Elas são o termômetro que mede e trata a saúde geral das empresas — e reduzem consideravelmente o risco de falência!
Como utilizar a contabilidade gerencial?
Para ser utilizada como uma ferramenta no processo decisório, a contabilidade gerencial precisa ser integrada com a contabilidade de custos, bem como todos os recursos contábeis e financeiros.
Os relatórios contábeis e as demonstrações financeiras devem ser analisados regularmente, pois fornecem informações precisas que orientam a empresa para projetar suas ambições e criar suas metas e objetivos a curto, médio e longo prazo.
A contabilidade gerencial tem se destacado muito pelo seu importante papel em fornecer informações valiosas à alta administração, tais como planejamento estratégico e empresarial, subsídio na redução de custos e, sobretudo, aumento da lucratividade.
Ela deve ser exercida por um profissional contábil amplamente preparado com conhecimento e habilidades em diversas áreas, planejamento estratégico, legislação tributária e avanços tecnológicos.
Tudo isso para poder atender às necessidades da empresa diante do atual cenário econômico e corporativo!