Todo negócio precisa contar com um planejamento estratégico e financeiro, orçamentos, dados corretamente coletados e analisados e suporte à gestão.
Nesse sentido, o papel da área de planejamento e controladoria contábil é justamente gerenciar tais tarefas, consolidando as informações e auxiliando os responsáveis por outros departamentos na gestão e no alcance dos resultados.
A controladoria dá suporte às decisões tomadas em diferentes setores por seus gerentes e pela diretoria da empresa. Trabalhando com diversos tipos de profissionais, o departamento coordena e avalia ações em curto e longo prazo, corrige desvios e aperfeiçoa acertos.
No post de hoje, entenda quem é o controller (ou gerente da controladoria) e descubra quais vantagens esse departamento traz à organização!
Profissional controller
O controller é, ao mesmo tempo, um profissional estratégico e gerencial. Ele tem responsabilidades com as áreas de:
- Contabilidade;
- Finanças;
- Diretoria;
- Processos fiscais,tributários e trabalhistas;
- Recursos Humanos;
- Gestão de riscos;
- Tratamento de dados.
Dependendo de como é o funcionamento do negócio, ele ainda pode ter contato com outros setores.
As ações que o controller planeja são estratégicas, observando dados obtidos, elementos internos e externos, causas e consequências e demais critérios. Depois, na parte operacional dos setores, elas são executadas pelos profissionais operacionais e sob a visão dos responsáveis pelas áreas específicas.
Dar apoio a diretores e gestores de departamentos também faz parte das tarefas, pois as próprias tomadas de decisões fazem parte da estratégia. Então, seu suporte serve para que o planejamento de cada área seja sempre o mais assertivo possível, gerando os resultados desejados lá na frente.
As tarefas gerenciais do seu trabalho vêm depois da atuação como estrategista. Enquanto o planejamento está sendo executado — e também posteriormente —, o gerente de planejamento e controladoria contábil analisa métricas diversas e conduz a continuidade e o aperfeiçoamento das práticas.
Vantagens da controladoria contábil para a contabilidade da empresa
Em suma, controllers são especialistas em contabilidade. Eles complementam essa especialidade com conhecimentos em gestão de pessoas, processos e finanças, fundamentais para qualquer departamento contábil.
Consequentemente, a controladoria qualifica os processos contábeis da empresa, analisando seus custos, o planejamento do setor, o desempenho dos funcionários, as questões contábeis, fiscais e trabalhistas e outros critérios.
A função mais importante da área é dar suporte ao responsável pela contabilidade com base no que extrai das avaliações e de outros dados importantes. Dessa forma, tarefas como realização do planejamento tributário, acompanhamento de novas leis e normas, auditorias e apresentações contábeis são bem estruturadas e continuamente melhoradas.
Como você viu, são diversas as atribuições da área de Contabilidade, que abrange muito mais do que os registros de custos, faturamento e a emissão de impostos e folha de pagamentos. Esse ambiente de estruturação e melhorias constantes não é benéfico apenas do setor contábil, pois seus resultados geram vantagens a outras áreas e ao negócio como um todo.
Os demonstrativos contábeis, por exemplo, são fundamentais para a gestão financeira e para o planejamento de orçamentos, pois estabelecem metas e acompanham indicadores financeiros.
Percebeu a importância da controladoria contábil para sua empresa? Confira nossas soluções contábeis e descubra quais delas podem ajudar você a obter os resultados que abordamos aqui!