Uma gestão empresarial eficiente é fundamental para o crescimento do seu negócio. Por isso, a tecnologia deve ser encarada como um grande investimento para o ganho de eficiência, para o aumento da produtividade, maior segurança das informações e até mesmo para a redução de custos ou redirecionamento de investimentos: tudo isso em prol da lucratividade e do crescimento sustentável dos negócios.
Em um tempo não muito distante, porém, a implantação de softwares em pequenas e médias empresas era, em muitos casos, um processo lento ou mesmo inexistente. O motivo disso, uma simples questão que faz toda a diferença: custos!
Os tempos mudaram, a tecnologia, como sempre, não parou de evoluir e, consequentemente, alternativas que cabem tanto no bolso quanto nas necessidades das pequenas e médias empresas surgiram. Dentre elas destacam-se os serviços na nuvem, também conhecido como cloud computing. Mas você sabe do que se trata e por que a sua empresa deve seguir este caminho para a gestão empresarial?
Serviços na nuvem ou cloud computing: entenda o conceito
Um hábito de longa data, a contratação de sistemas informatizados para o auxílio à gestão é considerada sempre como prioridade. Infelizmente, devido a diversos fatores, a compra de licenças de softwares, sejam eles modulares ou completos, muitas vezes ficam apenas nos planos dos pequenos e médios empreendedores, que acabam tendo custos elevados para manter as operações de suas empresas, bem como uma gestão empresarial eficiente – mesmo que este último nem sempre fosse uma máxima, visto que os processos manuais são mais suscetíveis a falhas.
O mercado de tecnologia evoluiu e mantém esta constante de forma ágil. Em um piscar de olhos, uma tendência se torna ultrapassada. Tudo isso diante às novas exigências e necessidades dos consumidores. Neste cenário, os serviços nas nuvens vem ocupando um lugar cada vez mais de destaque no mercado, sendo considerada uma tendência que veio para ficar e evoluir cada vez mais a relação entre tecnologia e eficiência gerencial.
O que muda, basicamente, com os serviços na nuvem, é que você não depende mais de gadgets, servidores robustos e diversos outros fatores para ter acesso aos dados e informações de sua empresa: com o acesso a qualquer computador – muitas vezes até tablets e smartphones – e internet, é possível utilizar estas ferramentas, independentemente da localização geográfica em que você ou quaisquer outros funcionários de sua organização estejam.
Por que a sua empresa deve seguir este caminho?
Os serviços na nuvem trazem inúmeros benefícios à sua empresa. Elas englobam desde custos à facilidade de acesso, o que permite uma maior integração dos dados e, consequentemente, análises mais relevantes para a tomada de decisão em seus negócios. Ainda não ficou convencido? Confira outros motivos para utilizar esta tecnologia imediatamente em sua empresa:
Eliminação de processos manuais
Processos manuais são mais suscetíveis a falhas. Além disso, eles não asseguram a você uma grande confiabilidade nos dados, bem como dificultam a organização deles para a geração de informações e conhecimentos primordiais para a tomada de decisões.
Redução de custos
A redução de custos se dá por inúmeras questões. A primeira delas está relacionada à própria implantação do software, que não exige máquinas com configurações avançadas e servidores para o armazenamento dos dados, já que todo o processo é realizado via web com o auxílio dos servidores da própria empresa contratada: tudo na nuvem!
Além disso, o ganho de eficiência com o trabalho é um fator crucial, visto que em consequência desta questão, os seus funcionários terão mais tempo para executar outras atividades, o que exclui a necessidade de novas contratações para auxiliar na gestão dos processos.
Mobilidade: um ponto chave!
Além de todos os funcionários, seja na matriz ou em suas filiais, compartilharem os dados para atualizações em tempo real, você como gestor ganha um grande benefício: poder acompanhar tudo o que ocorre em sua empresa e até mesmo ter acesso aos relatórios gerenciais onde quer que você esteja. Desta forma, a mobilidade permitida com um software na nuvem não impede a tomada de decisões mesmo quando você não estiver in loco.
E você, já conhecia todos os benefícios de utilizar serviços nas nuvens em sua empresa? Já utiliza esta tecnologia? Compartilhe suas experiências e esclareça as suas dúvidas conosco através dos comentários!
[cta id=’879′]